CULTURA SÉCULO XIX & XX
O
Século XIX deve ser lembrado pelo desenvolvimento científico. Tal
desenvolvimento relacionou-se principalmente com a medicina, a biologia, as
ciências físicas e naturais.
O
impressionismo é considerado o último movimento de renovação artística antes da
polêmica arte do século XX deslanchar. Os movimentos listados abaixo, na
pintura, após o impressionismo devem ser entendidos como movimentos do século
XX. Atente também para os períodos da História da música, identificando os que se
relacionam com o século XIX e o XX.
Nas
ciências físicas:
1.
Casal Curie descobriu o rádio
2.
Hertz descobriu que as oscilações elétricas se propagam através de ondas
No
início do século XX, Albert Einstein desenvolveu a teoria da relatividade
Nas
ciências naturais:
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CIENTISTAS
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REALIZAÇÕES
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Lamarck
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Lei
do uso e desuso
|
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Gregor
Mendell
|
Os
primeiros conceitos de genética realizando experiências com ervilhas
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|
Charles
Darwin
|
Teoria
da evolução, na obra A Evolução das Espécies
|
ARQUITETURA
Art
Noveau – desenvolvida na França e caracterizava-se por ornamentações
arquitetônicas com inspirações vegetais
Concreto
armado – inventado por Joseph Monnier EM 1848. Usado na construção de arranha
céus.
PINTURA
Impressionismo.
a)
luz, elemento fundamental.
b)
pintura ao ar livre
c)
o olhar do observador combinaria as cores
d)
representantes:
- Edouard Manet: precursor
- Pierre Auguste RENOIR
- Edgar DEGAS
- Camile PISSARRO
- Paul CÉZANNE
Expressionismo. Alemanha (1910)
a)
importância da Expressão
b)
não importam os conceitos de feio e belo
c)
destaque na pintura
d)
representantes:
- Van Gogh
- Cézanne
- Gauguin
-
A Morte em Dresden, de Wilhelm
Lachnit
Dadaísmo.
a)
negação do passado, presente e futuro
b)
total falta de perspectiva diante da I guerra
c)
contra teorias, ordenações, lógicas
d)
contra o capitalismo burguês
e)
iniciador: Tristan Tzara (1896-1963)
f)
a palavra DADÁ foi escolhida ao acaso
Cubismo.
a.
valorização das formas geométricas
b.
várias formas de representar a profundidade do plano
c.
NA LITERATURA: preocupação com o texto, invenção de palavras; fim das sintaxes;
versos livres, sem rimas ou estrofes.
d.
representante:
- Pablo Picasso
Futurismo.
a.
destruição do passado, exaltação do futuro
b.
exaltação da vida moderna, da eletricidade, do automóvel, da velocidade, da
guerra (única higiene do mundo)
c.
demolição de museus, bibliotecas, do moralismo, do feminismo
d.
representante maior: Marinetti – aderiu ao fascismo de Benito Mussolini (tal
adesão levou a repulsão de suas ideias por alguns no Brasil)
e.
manifestos:
- primeiro, em 20/02/1909
- Manifesto Técnico da Literatura Futurista: destruição da sintaxe, uso de símbolos
matemáticos e musicais; desprezo pelos adjetivos, advérbios e pontuação.
Surrealismo.
a.
inspiração freudiana
b.
pensamento livre de qualquer controle da razão
c.
esteve próximo da esquerda, menos Salvador Dalí, que apoiou Francisco Franco,
na Espanha
d.
Manifesto do Surrealismo (1924), com André Breton
e.
ARTES PLÁSTICAS:
- Salvador Dalí
- Max Ernst
- Man Ray
- René Magritte
- Chirico
f.
CINEMA:
- Luís Buñuel: Um cão Andaluz (1928); A
idade de ouro (1931)
MÚSICA
1. Clássica –
compostas entre 1751 e 1810.
Caracteriza-se
por ser mais leve e menos complicada que a romântica. Dá-se mais importância
para a música instrumental que a vocal. As sinfonias são exemplos disso.
Haydn, Mozart e
Beethoven
são os maiores compositores de sinfonias do classicismo.
Os
principais compositores clássicos foram:
Carl P. E. Bach 1714 – 1788;
Gluck 1714 – 1787;
Hayden 1732 -
1809
W. A. Mozart 1756 -
1791
Ludwig Van Beethoven 1770 -
1827
Joaquim A. de
Mesquita
-1746/1805
Padre José Maurício
N. Garcia
- 1767/1830
Antonio Soler Ramos -
1729/1783
Muzio Clemente- 1729/1783
2. Romântica –
Os
compositores românticos caracterizaram-se por buscar mais liberdade no que diz
respeito à forma. Buscavam inspiração em obras da literatura e pintura.
Terras exóticas, exaltação do passado, o amor também inspiraram os compositores
românticos. Houve emprego de dissonâncias.
Floresceu
a canção com o uso do piano e seus principais representantes foram: Schubert,
Verdi, Rossini e na Alemanha, Wagner. No Brasil, Antonio Carlos Gomes e O Guarani.
Os
principais representantes do romantismo foram:
Principais
compositores Românticos
Gustav Mahler - 1860/1911;
Moritz Moszkowki - 1854/1925;
Geuseppe Verdi - 1813/1901;
Sergei V.
Rachmaninov
- 1873/1943;
Louis Hector Berlioz - 1803/1869;
F.Schubert 1797 – 1828;
F. Mendelssohn 1809 – 1847;
F. Chopin 1810 – 1849;
R. Schumann 1810 – 1856;
F.Liszt 1811 - 1886
R. Wagner 1813 – 1883;
J. Brahms 1838 – 1897;
Tchaikovsky 1840 – 1893
3. Moderna (ou do
século XX)
Foi
marcada por novas experiências e uma reação contra os românticos.
Principais
compositores do século XX:
Igor
Stravinsky - 1882/1971
Cláudio
Santoro - 1919/1989
Sergei
Prokofiev-
1891/1953
Marlo
Nobre de Almeida -
1939/
Francisco
Mignone -
1897/1986
Edino
Krieger
Cézar
Guerra Peixe -
1914/1993
Radamés
Gnatalli -
1906/1988
Alberto
Evaristo Ginatera -
1919/1983
Oscar
Lorenzo Fernandez -
1897/1948
C.
Debussy 1862 -
1918
Schoenberg 1874 - 1951 1951
M. Ravel 1875 -1937
-
B. Bartók 1881 - 1945
A.
Berg
1885 - 1945
H.
Villa-
Lobos 1887 - 1959
LITERATURA
Caracterizou-se,
no século XIX pela democratização e pela diminuição do predomínio artístico
francês.
Períodos:
1.
Romântico (fim das guerras napoleônicas aos meados do século XIX)
2.
Realista (aprox. 1880)
3.
Simbolista (primeiros anos do séc. XX)
ROMANTISMO
1.
França
-
Victor Hugo – Os Miseráveis
-
Sthendal (Henry Beyle) – O Vermelho e
o Negro
-
Honoré de Balzac – A Comédia Humana
2. Inglaterra
-
Lord Byron – Manfred
-
Walter Scott – Ivanhoé
3. Alemanha
-
Johann Goethe – Fausto
-
Friedrich von Schiller – Maria Stuart
REALISMO
1.
França
-
Gustave Flaubert – Madame Bovary
-
Émile Zola – Germinal
2.
Inglaterra
-
Charles Dickens – Tempos Difíceis
3.
Rússia
-
Leon Tolstói – Guerra e Paz
-
F. Dostoiévski – Crime e Castigo
No
século XX, a literatura teve nomes de destaques, como:
-
James Joyce, com a obra Ulisses, adaptação da Odisseia de
Homero – um dia na vida de Leopold Bloom;
-
Marcel Proust, com Em Busca Do Tempo Perdido, busca alcançar a substância do tempo
para poder se subtrair de sua lei, a fim de tentar apreender, pela escrita, a
essência de uma realidade escondida no inconsciente “recriada pelo nosso
pensamento.
-
Franz Kafka, com obras como O Processo; A Metamorfose e O
Castelo.
-
Thomas Mann, com os livros A Montanha Mágica e Doutor
Fausto.
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